Projeto
Educativo

O Projeto Educativo do Colégio Camões define a orientação educativa da Escola, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo as quais nos propomos cumprir a nossa função de ensinar e educar.

O Projeto Educativo do Colégio Camões estrutura a visão dos membros da sua Comunidade Educativa e resultou de um processo interno alicerçado também na auscultação e no registo das diferentes opiniões e sensibilidades dos Alunos, Docentes, Encarregados de Educação e Pessoal Não Docente.

Este levantamento foi feito através da partilha em reuniões, focus group, workshops e entrevistas semiestruturadas, através de questionários confidenciais e através de processos de avaliação externa orientados pela Inspeção-Geral da Educação e da Ciência (IGEC) e pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto, através do seu Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME).

Enquanto documento estruturante, o Projeto Educativo reconhece a promoção das competências do século XXI, exigidas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e nos princípios orientadores da Educação Inclusiva. É um documento que reconhece a Escola como um todo na sua multidimensionalidade, procurando dar voz aos seus atores numa lógica contextual.