Saúde e
Bem-Estar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social completo e não como um estado de ausência de doença.

Nesse sentido, a escola pode, e deve, para além do seu papel educativo, ser um espaço de promoção de Saúde e Bem-estar para toda a comunidade educativa.

A alimentação é um dos pilares para um desenvolvimento e crescimento saudável e para a manutenção da saúde e bem-estar, e, por isso, é importante que desde cedo se criem hábitos de alimentação saudável. A escola promove esses hábitos através da disponibilização de ementas escolares, elaboradas por nutricionistas e com supervisão de profissionais de saúde. Adicionalmente, realizam-se vários workshops e atividades ao longo do ano, de forma a consciencializar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação saudável.

A atividade física é outra componente muito importante para a promoção da saúde e bem-estar. Para além de ser essencial para a saúde física, tem inúmeros benefícios para a saúde mental, com impacto direto no desempenho escolar. Nesse sentido, a escola promove atividades desportivas extracurriculares, nomeadamente torneios interescolares e viagens que, para além do cariz pedagógico, têm o intuito de fomentar a atividade física. A este propósito é ainda relevante destacar a Academia de Desporto Camões, projeto onde incentivamos a prática desportiva em diferentes modalidades.

Somos uma escola reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, através da atribuição do selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão.

Somos orgulhosamente também uma Escola Amiga da Criança, uma distinção dada a escolas que contribuem para um desenvolvimento mais feliz das crianças em espaço escolar e uma Escola SaudavelMente, por sermos um espaço de boas práticas ao nível da promoção da saúde psicológica, do bem-estar, da inclusão e do sucesso educativo. 

Fazemos ainda parte da Rede das Escolas Associadas da UNESCO, um grupo de estabelecimentos de ensino que segue os três grandes objetivos desta rede: “a Cidadania Global e uma cultura de paz e não violência, Desenvolvimento Sustentável e estilos de vida sustentável e Aprendizagem intercultural e a valorização da diversidade cultural e do património”.

Adicionalmente, e porque a promoção da saúde e bem-estar deve ir além da nossa comunidade, promovemos a realização de ações de voluntariado para conservação do ambiente no exterior.  A este propósito, importa fazer referência ao Pacto do Porto para o Clima, do qual fazemos parte, que reúne um grupo de organizações que têm como objetivo ambicioso a neutralidade carbónica do Município do Porto.

Os colégios do Grupo Ribadouro pretendem ser uma referência na promoção da saúde e bem-estar da comunidade educativa, no incentivo de relações interpessoais saudáveis com impacto positivo no desenvolvimento de competências pessoais, cognitivas e socioemocionais.